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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FINANÇAS CORPORATIVAS NA PEQUENA EMPRESA



Um grande desafio para um gerente administrativo ou financeiro é aplicar as finanças corporativas na pequena empresa. Ela não dispõem de sistemas de ERP ou financeiro avançado e muitas vezes não tem um bom profissional dessa área.

O grande desafio do novo profissional de Administração é compreender as necessidades da pequena empresa. Estimativas mostram que a pequena empresa tem papel fundamental no mercado e estão cada vez se profissionalizando. Por outro lado, ainda temos muitos empresários sem noções básicas para manter o seu negócio (e sem a mínima vontade para pagar que o faça).

Um excelente gerente que trabalhou numa grande multinacional terá sérias dificuldades para lidar com as finanças corporativas da empresa. Geralmente, devido ao alto custo de um software de gestão ou de finanças, as empresas pequenas continuam controlando os dados financeiros em planilhas ou no velho e bom papel.

Quando o gerente chega para por "ordem na casa", perece que o seu subordinado não tem as mínimas noções de contabilidade de custos ou finanças. E para melhorar, o nível de profissionalismo em pequenas empresas é ainda primitivo. Muitas coisas ainda são levadas pelo "ego" e não pelo lado profissional. Ou seja, há um campo de guerra para o gerente que apesar da experiência, é como se não a tivesse, devido a complexidade e diferença de negócios.

Negócios de pequenas empresas são complexos ? São e muito. Além dessa empresas precisarem de uma administração metódica no departamento de finanças, precisam também estar alicerçada junto com o Recursos Humanos, para que as pessoas também mudem a sua mentalidade e a sua forma de pensar sobre as cobranças que agora, finalmente, serão exigidas.

Geralmente pelo fato do departamento financeiro não estar informatizado, muitos dados são bem difíceis de serem levantados. Na maioria das vezes, o departamento de vendas não está integrado ao de finanças, e as contas não "batem". Os gastos do RH e as Compras feitas pelo departamento homônimo não são registradas (ou são de forma errada). O Pró-labore do dono não é muito claro e os contratos de prestadores de serviço estão desatualizados ( E o valor também não é contabilizado pelo RH e Finanças).

Jogue fora muitas coisas aprendidas numa empresa de médio e grande porte. Os desafios de um pequena empresa fazem você pensar "fora da caixa". O conhecimento da área de finanças é válido, porém não será suficiente para o sucesso na empresa.

O profissional de finanças terá que ter relacionamento interpessoal como segunda característica, visto a complexidade do negócio e os acertos que precisam ser feito, o que vai acarretar estranheza, desmotivação e até resistência a essas mudanças.

Finanças corporativas em pequenas empresas sempre serão peculiares. E sempre serão desafiantes e trabalhosas. Uma coisa é certa: Uma empresa só poderá crescer efetivamente quando levar seu departamento de finanças a sério e profissionalizá-lo.

E cabe esse desafio a você: novo profissional da Administração!