Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

domingo, 27 de janeiro de 2013

COMO MANTER A EMPRESA COMPETITIVA?





Confira uma seleção de dicas para melhorar as finanças, a gestão e o clima da sua empresa

Sua pequena empresa está pronta para 2013? Os empreendedores podem aproveitar esta época do ano para melhorar a gestão e também os resultados do negócio. Confira a seguir uma seleção de 30 dicas para colocar em prática aos poucos durante um mês e revolucionar a sua empresa.

1. Crie metas

O começo do ano é um bom momento para quem ainda não definiu as metas e objetivos. Além disso, tenha indicadores e métricas para acompanhar como está a evolução do negócio. Isso pode ser feito esporadicamente através do crescimento da receita, a produtividade dos funcionários ou a lucratividade.

2. Tenha um analista de redes sociais 
Não há mais volta. As empresas precisam estar nas redes sociais e participar ativamente. O ideal é ter um funcionário focado nesta tarefa. Procure um analista de redes sociais que seja criativo, organizado e cordial.

3. Corte custos 
Reveja os custos da sua empresa e, se a conta não estiver batendo, pode ser a hora de cortar alguns gastos. Uma dica é verificar com atenção os custos variáveis e fixos. Veja também em que está sendo gasto mais dinheiro do que deveria.

4. Planeje novos lançamentos 
Inovar e diversificar o portfólio da empresa pode ser a saída para melhorar o resultado neste ano. A dica é planejar tudo para evitar falhas e ir melhorando o produto conforme tiver retorno e opinião dos próprios clientes.

5. Capriche no pós-venda

Não adianta tratar o cliente muito bem na hora da venda e deixá-lo de lado quando ele voltar com um problema ou uma reclamação. Invista em um atendimento pós-venda impecável para que o consumidor insatisfeito se transforme em um fã da sua marca.

6. Atue dentro da lei 
Contrato social, CNPJ, alvará de funcionamento, nota fiscal e inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda. Estas autorizações, além de outras específicas, são essenciais para que o negócio atue dentro das normas legais. Informe-se com seu advogado e tenha estes documentos em dia.

7. Calcule sua margem de lucro 
Conhecer os custos envolvidos na produção de um item e qual pode ser sua margem de lucro é essencial para conseguir resultados melhores. Na hora de fazer a conta, tente incluir a parcela de custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.

8. Use o marketing a seu favor

Ter um procedimento padrão para momentos de crise é uma forma de usar o marketing a favor do seu negócio. Assuma o erro, planeje uma estratégia e esteja sempre disponível para falar com os clientes.

9. Aprenda a lidar com conflitos 
É função do empreendedor e chefe mediar conflitos dentro da empresa. Para isso, aprenda a ouvir os dois lados, tenha uma postura racional e incentive o diálogo entre os colaboradores.

10. Retenha talentos

Ser uma empresa pequena não é motivo para não ter talentos. Hoje, muitos talentos são atraídos pela ideia de participar de perto das decisões da companhia. Além disso, ofereça a chance da pessoa aprender no cotidiano do negócio.

11. Evite erros

Muitas vezes sem um profissional especializado em marketing, as pequenas empresas cometem erros básicos em suas estratégias de comunicação. Uma forma de evitar isto é acompanhar e monitorar o comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos.

12. Leve as reclamações a sério

Entender o que está motivando a reclamação pode ser uma fonte de inovação para o seu negócio. Por isso, escute o consumidor e tente encontrar uma solução que possa ser aplicada a outros casos.

13. Tenha um plano de marketing

Reúna sua equipe e comunique a todos o seu plano de marketing. Este documento deve incluir uma análise do ambiente de negócios, as ações de marketing, o planejamento em si e como será feito o controle das metas.

14. Negocie mais

Saber negociar melhor pode ser a chave para aumentar as vendas. Entre as várias técnicas de negociação, vale observar qual é o motivador de compras. Faça perguntas que te ajudem a perceber os motivos que levam o cliente até você.

15. Acerte os impostos

Estar em dia com o pagamento de tributos e impostos é essencial para pequenas empresas. Converse com seu contador e programe-se para quitar dívidas deste tipo, se for o caso.

16. Proteja sua empresa

Se você criou um novo produto, é imprescindível fazer o registro da patente. Este é um processo que pode ser demorado, mas é a única forma de proteger sua criação. O registro deve ser pedido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

17. Tenha um programa de fidelidade

Clientes fiéis devem ser bem conservados. Uma saída é criar um programa de fidelidade. Para isso, é preciso ter um bom produto, trabalhar a imagem do negócio no mercado e desenvolver um canal de comunicação constante com os consumidores.

18. Escolha a melhor equipe

O momento de entrevistar e selecionar um novo funcionário pode ser difícil para quem não estiver preparado. Uma boa tática é usar técnicas mais modernas de seleção, como simulações e jogos online.

19. Organize seu tempo

Manter a agenda bem organizada ajuda a ganhar tempo no dia a dia da empresa. A dica para os empreendedores é centralizar os compromissos no mesmo lugar, na smartphone ou em uma agenda, e não ficar distribuindo pedaços de papel por todo lado.

20. Escolha o melhor regime tributário

Se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário errado, pode estar pagando mais impostos do que deveria. Por isso, cheque com seu contador se o enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido está adequado para o negócio.

21. Reconheça sua equipe

Reconhecer o mérito dos colaboradores da sua empresa pode motivá-los e, muitas vezes, não custa nada. Uma forma de fazer isso é conhecendo as características individuais de cada um e desenvolver uma relação menos fria e numérica.

22. Use bem as redes sociais

O uso das redes sociais fica melhor com três tipos de ferramentas: as de agendamento de conteúdo, de análise de interação e de monitoramento do que é dito sobre sua marca na rede. Aprenda a usá-las e a falar mais de perto com os consumidores.

23. Tenha um salário 
A falta de organização com a retirada de dinheiro da empresa pode causar um rombo nas contas. Por isso, os sócios podem escolher a forma como querem calcular seu salário: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.

24. Pense no longo prazo

De vez em quando, é importante deixar o dia a dia de lado e dar atenção aos planos do seu negócio para o futuro. Uma dica é calcular o retorno do negócio a longo prazo. Para chegar a este valor, leve em conta os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.

25. Prepare-se para pedir empréstimo

Ir ao banco e pedir empréstimo costuma ser uma ação usual dos empreendedores. Para evitar problemas, é importante fazer as contas, atentar o prazo e fugir das vendas casadas com outros produtos financeiros.

26. Construa uma marca 
Invista para que sua marca seja conhecida no mercado. Uma característica importante é escolher um nome fácil de lembrar. Além disso, não escolha uma marca muito parecida com a dos seus concorrentes.

27. Calcule a lucratividade 
Para calcular a lucratividade, use os dados financeiros da empresa, que costumam estar no Demonstrativo de Resultados do Exercício (D.R.E.). Os valores de vendas ou faturamento e de gastos (custos ou despesas) ajudam a chegar neste valor.

28. Controle as dívidas

Faça um levantamento das dívidas do seu negócio e procure reduzir o peso delas no orçamento. Quando precisar de dinheiro, prefira financiamentos de longo prazo a empréstimos de curto prazo com altas taxas.

29. Leia mais 
Aproveite as horas vagas para ler mais. Isso ajuda a trazer inspirações, motivação e novas ideias para sua empresa.

30. Meça seus resultados 
Tenha indicadores que ajudem a mostrar se a empresa está no caminho certo. Isso pode ser feito através da margem de lucro, do nível de endividamento, do retorno sobre o investimento e até mesmo do giro de funcionários.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

COMO EVITAR PROBLEMA ENTRE SÓCIOS




A maioria dos empresários começa uma sociedade entusiasmada, mas é preciso estar atendo na definição dos sócios e parceiros, porque essa escolha tem que ser feita com cuidado. Isso porque, é certo afirmar que a convivência é muito maior que imaginamos e os sócios precisam entender que passarão por dificuldades.
A falta de afinidade e as falhas na comunicação são as principais dificuldades entre os sócios de uma empresa, por isso a recomendação primordial é que o sócio seja escolhido pelas competências que nós empreendedores temos dificuldades ou, simplesmente, desconhecemos.


1. Ausência de comunicação
Antes de ser tomada, qualquer decisão tem que ser analisada por todos os envolvidos no negócio, não é recomendável agir precipitadamente. “Às vezes, por confiar e achar que conhece bastante o outro, um sócio decide primeiro e deixa para falar depois”, explica Junior.
Neste caso, para evitar conflitos o diálogo constante é essencial. “Se você não escuta o seu sócio, a relação passa por questões de controle de poder. Tem que ter respeito e amizade”, afirma Terassovich.
Visão de negócios diferente 
Para que uma sociedade seja bem resolvida é preciso que exista um alinhamento desde o começo. Segundo Terassovich, quando os empreendedores começam um negócio com visões diferentes como em relação a divisão de lucro, dos critérios que envolvem a empresa, até uma amizade pode chegar ao fim. “É fundamental que os sócios tenham a mesma visão: queremos lucro ou longevidade?”, diz.
E, quando há uma disparidade econômica entre os sócios, decisões que envolvem investimento financeiro, por exemplo, também podem resultar em discussões. “Quando uma quantia para uma parte é um mero investimento e para a outra é metade de seu patrimônio pessoal, isso pode acabar desmontando uma sociedade”, explica Junior.
3. Excesso de desconfiança
Para que o desgaste por conta do negócio seja evitado, é preciso persistência e confiança. Dificuldades financeiras acontecem, pois o retorno do negócio, em determinadas situações não chega no tempo planejado. “Um ficará cuidando da parte financeira mais que o outro, e é preciso ficar confortável com isso”, explica Junior.
Ao se deparar com problemas na empresa, reflita antes de acusar o sócio. “Não ataque a pessoa e sim o problema”, diz Terassovich.
4. Falta de engajamento
Se um sócio está na zona de conforto e não se esforça para que a empresa cresça, o outro pode se sentir sobrecarregado e desmotivado. “Se não tem empenho dos sócios, a empresa perde espaço no mercado e acaba entrando na rotina”, diz Junior.
Uma empresa precisa ser movida por paixão, se um gosta é do dinheiro do empreendimento, as chances dos envolvidos brigarem aumentam.
5. Cobrança excessiva
A dedicação ao negócio tem que ser igual. Quando uma parte sente que está dedicando mais que a outra, a cobrança não é uma solução. “Como os sócios são os donos do negócio e não há chefe para resolver a questão, às vezes é preciso do auxilio de uma terceira pessoa”, recomenda Terassovich.
Para ele, é preciso encarar o seu parceiro de negócio como um patrão e ao mesmo tempo como funcionário. É recomendável que a cobrança seja equilibrada, para que um não fique rotulado como “mandão” resultando em uma situação de conflito na empresa.
6. Não preparar um contrato
Um bom contrato prevê o que acontecerá com as partes caso a sociedade seja desfeita. Além de evitar discussões de quem adquiriu os equipamentos e quais bens ficarão com quem, por exemplo, o documento é uma proteção para as partes envolvidas e para a empresa. De acordo com Junior, essa atitude pode evitar uma briga judicial posterior.