Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA EMPREENDER?




Com o início do anos muitos planos passam por nossas mentes, porém apenas alguns segue e tornam-se realidade e alguns viram pesadelo.

Antes de abandonar o emprego, descubra quais são as suas reais motivações. Se você quer virar empreendedor só para trabalhar menos e ter menos pressão no dia a dia, esqueça!

“Sendo dono do próprio negócio, a pessoa vai trabalhar muito mais do que antes. Toda a responsabilidade financeira e de gestão dos negócios e de pessoas fica nas mãos do empreendedor. E, na verdade, você ganha vários chefes – os seus clientes”.

Portanto, não se engane. Faça uma autoanálise para saber se você está preparado para enfrentar toda essa maratona.

Um erro comum dos empreendedores de primeira viagem é seguir apenas o impulso e deixar o planejamento de lado, faça um PLANO DE NEGÓCIO

Antes de pedir as contas, que tal fazer um plano de negócio para entender se sua ideia de empresa é realmente viável?

Esse documento inclui um estudo do mercado e da concorrência, análise da viabilidade econômica do produto ou serviço, logística, custos operacionais e outros investimentos necessários para o projeto decolar.

“As pessoas se esquecem de fazer a conta do capital de giro para se manter durante um ano”. “Todo negócio tem um tempo de maturação. Por isso, segure a ansiedade e faça um planejamento de médio a longo prazo”, acrescenta.

Ao elaborar o planejamento, aproveite ainda para estabelecer prazos e metas. Com tudo na ponta do lápis, você se sentirá mais tranquilo para dar esse salto sem medo de ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário